O que é e vantagens de usar um sistema
Saiba como agilizar as tarefas diárias da sua loja e ganhar mais produtividade com a automação comercial.Desde seu surgimento, a tecnologia vem transformando cada vez mais o mercado, cabendo ao comerciante adaptar-se para continuar competitivo e destacar-se da concorrência. É perceptível o ganho de agilidade nos processos internos e a mudança nas rotinas do varejo brasileiro. Uma das grandes responsáveis por isso é a automação comercial.
Para ajudar você a ganhar mais eficiência, reduzir seus custos e melhorar o atendimento da sua loja, preparamos um guia de automação comercial completo. Aqui você vai encontrar as principais características, sua importância, todos os benefícios, conhecer um sistema de automação comercial para varejo e muito mais!
O que é automação comercial?
A automação comercial nada mais é do que o uso de ferramentas tecnológicas integradas à rotina comercial com o intuito de facilitar tarefas cotidianas da loja.
Essa automatização otimiza as ações realizadas de forma manual e gera maior eficiência nos processos internos de um negócio.
Ela pode envolver tanto o uso de softwares (sistemas) quanto de hardwares (equipamentos), como leitores de código de barras, balanças e computadores. Essa integração entre o ser humano e a tecnologia aumenta a qualidade dos serviços e diminui a taxa de erros humanos.
Por que é importante automatizar o seu negócio?
Implementar a automação comercial em seu negócio significa uma melhora nos processos internos. Em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário agilidade e eficiência para destacar-se da concorrência.
Com a automatização se reduzem as falhas humanas nas tarefas simples da rotina, como erros em cálculos importantes. Isso gera uma maior confiabilidade e segurança dos dados para sua loja e economiza tempo, aumentando a produtividade de todos os colaboradores.
Além disso, com a automação comercial também se tem um
controle maior e melhor de todas as áreas do negócio: vendas, estoque e caixa, por exemplo, o que torna as estratégias de vendas mais assertivas.
Benefícios da automação comercial
A automação comercial traz uma grande quantidade de benefícios para dentro da sua loja, impactando diretamente no seu sucesso.
Registro de informações importantes
Ao implementar um sistema de automação comercial no seu negó
cio, é possível realizar o registro de informações importantes durante todos os processos e deixá-las registradas em um único
lugar de forma muito mais rápida e segura.
Controle sobre as vendas
Você não precisa mais esperar o final do dia para conferir suas vendas ou o lucro da sua loja.
Com um software de automação comercial você monitora o lucro de suas vendas e a entrada e saída de produtos do seu estoque em tempo real. Além de acompanhar o desempenho de seus vendedores, se for o seu caso.
Otimização da logística
Uma das tarefas mais desafiadoras para os varejistas é controlar o estoque de sua loja de forma eficiente.
A automação comercial torna essa uma tarefa mais simples e menos estressante para você. Com a ajuda dela sua loja não vai ter mais problemas com produtos em excesso ou fora da data de validade no seu estoque, diminuindo os desperdícios, ao mesmo tempo em que vai ser possível suprir as demandas de seus clientes muito mais rapidamente.
Redução de custos
Acredite, investir dinheiro em equipamentos e softwares de automação comercial vai gerar redução de custos para a sua loja.
Quando você e seus funcionários utilizam um sistema para otimizar suas tarefas diárias, o retrabalho já não é mais necessário, economizando dinheiro com as horas extras de trabalho e aproveitando muito melhor a mão de obra e o tempo dentro do negócio.
Também é possível reduzir custos com o quadro de funcionário e, ademais, fazendo uso da tecnologia, você vai reduzir o uso de documentos físicos e todos os materiais de escritório relacionados: papel, canetas, tintas de impressão, pastas, etc.
Ganho de performance e tempo
Existem algumas tarefas trabalhosas que são indispensáveis para uma boa gestão, como o inventário de estoque e o cálculo dos tributos fiscais.
Ao usar um sistema operacional de vendas que ofereça automatização de processos, o próprio sistema vai se encarregar da parte mais burocrática e demorada, realizando as mesmas tarefas, antes manuais, de forma ágil e eficiente, trazendo economia de tempo e melhora na sua performance.
Melhor relacionamento com os clientes
Imagine que você entra em uma loja procurando por um produto que você comprou anteriormente e gostou bastante, mas não sabe muito bem como explicar para o atendente como era.
Qual seria o seu sentimento se o atendente, após poucos cliques, já soubesse exatamente o produto que você comprou, a cor, o tamanho e suas preferências? Seria, pelo menos, satisfatório, não acha?
Com um software de automação comercial é isso que você pode oferecer aos seus consumidores, um atendimento personalizado que atenda as demandas de cada um. Com certeza seus clientes vão se sentir importantes e especiais, aumentando suas chances de fidelização e melhorando o relacionamento entre vocês.
Controle de finanças
Ao acompanhar as vendas do seu negócio em tempo real e a entrada e saída de recursos financeiros, consequentemente, você tem um maior controle das finanças do seu negócio.
Se o caixa da loja estiver com saldo negativo, você vai conseguir saber disso antes do mês acabar e já preparar ações para reverter essa situação, analisando, por exemplo, se o problema está nas mercadorias, na gestão do fluxo de caixa, na precificação dos produtos ou no atendimento e, a partir daí, criar ações estratégicas mais assertivas.
Monitoramento de resultados
Com o sistema de automação comercial, você tem todas as informações do seu comércio integradas em um único banco de dados.
Dessa forma, todas as operações são mapeadas e cada resultado fica registrado, sendo muito mais fácil monitorar os resultados do negócio e avaliar seu desempenho.
Diminuição de erros
Já falamos anteriormente disso em outros tópicos, mas não podemos deixar de ressaltar essa vantagem.
A automação comercial diminui a ocorrência de erros provocados por atividades manuais, como a atualização de planilhas, erros de digitação, cálculos errados e muitas outras. O que deixa as informações muito mais confiáveis e seguras.
Atendimento mais ágil
Esse é um outro ponto que precisa ser destacado novamente: a automação comercial significa economia de tempo. Isso nos leva ao tópico atual: atendimento mais ágil.
Usando esse recurso a seu favor, você pode investir melhor o seu tempo no mais importante para o seu sucesso: os seus clientes. A automação promove agilidade no atendimento de seus clientes, já que é possível encontrar as informações importantes com poucos cliques e oferecer um atendimento rápido e personalizado.
Aumento dos lucros
Esse é benefício é uma das maiores motivações de quem deseja implementar um programa de automação comercial.
Mas como um sistema pode aumentar sua lucratividade? Pois bem, vamos analisar logicamente.
Alguns tópicos acima falamos sobre a redução de custos que a automatização gera para você e também a economia de tempo e ganho de performance, todos esses fatores juntos resultam em um número maior de vendas diárias. Além disso, com a automação, você aumenta as chances de fidelizar clientes antigos e atrair novos consumidores. Sabe o que isso quer dizer? Maior percentual de lucro!
Se destacar da concorrência
Com todos os benefícios que a automação gera para você, fica difícil não destacar-se no mercado e ganhar uma vantagem competitiva sobre os concorrentes.
Tendo menos custos, você terá mais capital disponível para investir em novos produtos e em treinamentos para a equipe. Isso, ligado ao atendimento personalizado e ágil, com certeza vai deixar seus clientes muito mais satisfeitos e voltarão a comprar com você!
Gestão comercial eficiente
Com as tarefas automatizadas e todos os dados integrados em um único sistema, sua principal função vai ser administrar essas informações.
Usar um sistema de automação comercial PDV vai fazer com que todos seus processos internos sejam padronizados, mantendo assim, uma maior qualidade e trazendo melhores resultados para você.
Maior controle das vendas, otimização da logística, redução de custos, atendimento mais ágil, maior satisfação dos clientes e tantas outras vantagens. Em resumo: todos saem ganhando com a automação comercial!
Como fazer automação comercial?
Para fazer a automação comercial, você precisa integrar todos os setores e equipamentos do seu comércio a um software de automação comercial que vai se encarregar de sincronizar e integrar todos os dados em tempo real.
Se você está na dúvida e não sabe se está na hora certa de investir em automação comercial, analise os seguintes pontos:
Todo seu fluxo de clientes é aproveitado? Com um sistema de automação fica muito mais fácil atrair e reter os consumidores de sua loja.
E o seu controle financeiro, ele é eficiente? Se na hora de pagar as contas do mês é uma confusão e você nunca tem certeza se vai ter lucro ou prejuízo, está na hora de automatizar sua gestão.
Outro ponto importante, é a lucratividade de seus produtos. Você sabe quais produtos lucram mais e quais não possuem giro? O sistema vai ajudar você a identificar esses casos e auxiliá-lo na hora de precificar e aplicar descontos nas mercadorias.
Veja no próximo item as principais vantagens de usar um sistema de automação comercial em seu comércio.
Sistema de automação comercial: principais vantagens
O Ponto de Venda ou PDV da sua loja é aquele onde o consumidor faz o pagamento dos produtos que deseja comprar, o caixa de sua loja.
Com um sistema de automação você tem um PDV muito mais seguro e rápido, facilitando tarefas como: abertura e fechamento de caixa, troca e devoluções, controle de vendas, gestão de estoque e emissão de documentos fiscais.
Controle de Estoque
Gerenciar o estoque é um grande desafio, e para ter um negócio bem sucedido, é fundamental ter um controle eficiente de seus produtos.
É importante saber quais produtos estão em seu almoxarifado e qual a quantidade de cada um, ficar de olho na data de validade, e evitar falta ou excesso de mercadorias. Fazer tudo isso de forma manual é bastante complexo, principalmente quando há uma grande rotatividade de produtos ou períodos de sazonalidade.
Com um bom sistema de automação comercial você pode controlar seu estoque de forma mais eficiente e ágil, atualizando todas as informações de forma automática e instantânea após cada movimentação e integrando os dados com outras áreas como caixa e vendas.
Controle de Vendas
O processo de vendas é um dos mais importantes para quem tem um negócio, e ela pode se beneficiar muito com a automação comercial.
Usando um sistema PDV para realizar a automação do seu negócio, você terá os dados atualizados em tempo real disponíveis a qualquer momento.
Acompanhe todo o histórico de vendas da sua loja, saiba quem são seus clientes mais assíduos, os produtos favoritos dos clientes, os pedidos em aberto e mais.
Integração com equipamentos de automação comercial
Os equipamentos de automação comercial variam de acordo com a necessidade de cada loja. Porém, o mais importante é você ter um sistema que proporcione segurança e a integração de dados com qualquer equipamento que você use em seu negócio.
Se você usa leitor de código de barras, impressora, balanças ou outros equipamentos de automação, saiba que um software de automação comercial PDV pode ajudar e muito.
Cadastro de clientes, produtos e fornecedores
Se você ainda usa caderno e lápis para anotar o contato de seus clientes e fornecedores, ou registra todos seus produtos em planilhas, chegou a hora de usar uma ferramenta mais rápida e intuitiva que possibilite uma integração em tempo real.
Mesmo que você consiga atualizar suas planilhas de forma constante, o que já é bastante trabalhoso, como fazer na hora de indicar que uma determinada compra foi realizada pelo cliente A? Ou que o pedido do cliente B está a caminho com o entregador Y?
É complicado dar conta de tudo, e é por isso que a automação comercial é a melhor alternativa para realizar essas tarefas.
Realize o cadastro rápido de seus clientes no momento da venda para não perder nenhum detalhe, registre também todos seus fornecedores para atribuir cada um deles às suas entregas, além disso, um software de automação comercial também permite que seu estoque seja atualizado automaticamente para você ter o número real de produtos sempre.
Relatórios comerciais
Tão importante quanto controlar todas as áreas de seu comércio, é entender o que esses dados significam.
Para isso, os sistemas de automação comercial possuem diversos tipos de relatórios para facilitar a análise do desempenho de sua loja e a criação de estratégias mais assertivas.
Alguns dos principais relatórios são: lucratividade, receitas e despesas; curva ABC; relatórios de vendas; relatórios de compras; relatórios de contas a pagar e contas a vencer; relatórios de sangrias e muitos mais.
Gestão Financeira
Ter uma gestão eficiente das finanças do negócio é determinante para a sobrevivência de qualquer empreendimento.
Com um sistema de automação comercial é possível ter um controle total das entradas e saídas do caixa, garantindo maior controle sobre seu faturamento. Dessa forma, você não precisa esperar o final do mês para conhecer seus resultados e criar novas estratégias de vendas.
Você pode analisar o resultado do seu negócio diariamente e, caso o saldo for negativo ou abaixo do esperado, já procurar se o maior desafio está nos produtos, no atendimento, ou no fluxo de caixa, por exemplo, e planejar as ações necessárias para melhorar seu desempenho.
Emissão de nota fiscal
A nota fiscal é um documento importante para você e para o seu cliente. Sem ela, você pode ter problemas com a Receita Federal e o consumidor não consegue realizar a troca de mercadoria ou pedir um reembolso.
O mais seguro para ambas as partes é estar em dia com os documentos fiscais e emitir as notas sempre após cada venda.
Para não atrapalhar seu fluxo de trabalho, a melhor opção é automatizar a emissão desses documentos por meio de um sistema de automação comercial que conte com um mecanismo eficiente de geração de documentos fiscais, de acordo com o seu tipo de negócio.
Falamos até agora de todos os benefícios que uma automação comercial traz para o seu comércio e todas as funções que ficam mais fáceis com ela.
Mas como saber qual sistema de automação comercial usar?
Um bom programa de automação comercial vai oferecer todas as vantagens que citamos ao longo do texto de uma forma simples e por com um bom custo-benefício. Afinal, de nada serve usar um sistema de automação comercial que só dê dor de cabeça na hora de usar e ainda pagar caro por isso, concorda?
A solução para uma automação eficiente em seu negócio está na Maxtec! Além de ser um sistema de gestão completo para sua loja, oferece ferramentas básicas e avançadas para ajudar você na automatização do seu comércio, tendo uma interface simples, intuitiva e conta ainda com um suporte especializado para ajudá-lo quando precisar.
Conclusão
Se você deseja alavancar suas vendas e crescer ainda mais no mercado, está na hora de implementar a automação comercial em seu negócio.
Ela é um passo fundamental para garantir mais eficiência em todos seus processos, melhorar seu atendimento e criar um diferencial competitivo no mercado.
Compartilhe conosco través dos comentários. Boas vendas!